Procurement é a função responsável pela aquisição de bens e de serviços pelo melhor preço e qualidade, na quantidade e no tempo necessários, no lugar certo.

O que você acha… Isso é tudo? Claro que não! Procurement está muito além disso!

Cada empresa possui seu negócio principal. Atreladas ao seu negócio principal estão as estratégias de negócio a curto, médio e longo prazos. Com base nisso, todas as áreas de negócios constroem sua própria estratégia para apoiar a empresa a atingir os objetivos desejados.

Ao elaborar suas estratégias, as áreas de negócios definem as atividades que serão executadas internamente, os bens e/ou serviços que serão adquiridos de fornecedores e as atividades que serão terceirizadas de outras empresas. Cada área de negócios é única em uma empresa. Elas possuem diferentes necessidades e estágios de maturidade.

Procurement tem o papel único e fabuloso de se colocar como parceiro de negócios, apoiando na recomendação dos melhores fornecedores que possam atender às necessidades em diferentes propósitos: emergências, redução de custos, eficiência, qualidade, evolução! Essa é a razão pela qual Procurement precisa estar tão próximo das áreas de negócios em primeiro lugar. Entender suas estratégias e suas necessidades é primordial e indispensável. Trabalhar juntos desde o início é fundamental para que Procurement possa fazer toda a diferença, agregando valor além de saving.

Agora, fazendo uma analogia, o RH é a área da empresa responsável por atrair, desenvolver e reter talentos, certo? Quão importante é isso? Procurement é a área responsável por atrair, desenvolver e reter fornecedores que darão suporte à empresa para atingir as metas e os objetivos. Quão importante é isso? Muito mais importante do que apenas encontrar fornecedores para atender às nossas necessidades, precisamos nos tornar a empresa que atrai os melhores fornecedores e as melhores soluções. Precisamos nos tornar o cliente por escolha! Despertar o desejo dos fornecedores para inovar e se transformar conosco… Esse é o nosso principal desafio!

Então, lhe pergunto novamente: do que somos feitos? Procurement é feito um pouco de cada área de negócios: Somos Finanças! Somos IT! Somos Jurídico! Somos Marketing! Somos Operações! Somos RH! E temos muito valor para entregar além de saving… E como temos!

No alt text provided for this image

Por: Patricia Gomes de Castro

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *