“O S&OP ESTÁ CADA VEZ MAIS GANHANDO A ATENÇÃO ENTRE AS ORGANIZAÇÕES QUE QUEREM  TER SUCESSO AO NAVEGAR EM UM MAR DE NEGÓCIOS QUE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO”

S&OP, a abrereviação de Sales and Operations Planning,  é um processo integrado de gestão empresarial que alinha todas as facetas de uma organização aos seus principais objetivos de mercado, sincronizando-os e permitindo que a organização reaja com agilidade às mudanças no mercado. Por meio do S&OP, a equipe executiva / liderança atinge o foco e alinhamento contínuo entre todas as funções da organização, aumentando a flexibilidade e a capacidade de resposta.

O S&OP permite que as organizações concordem e planejem vendas ou metas mensais anuais e criem as operações e canais de distribuição para atender a essas metas. Ele trabalha reunindo as equipes de vendas, marketing, operações e finanças para chegar a um acordo sobre um plano final que rege todos os aspectos das operações.

Como entusiastas do Lean, nós da Eyesight vimos uma grande oportunidade na integração do S&OP com técnicas e ferramentas do Lean, e isso tem feito a diferença para as pequenas e médias empresas que temos apresentado essa solução.

Sabemos que a teoria de um bom S&OP é bem conhecida pela maioria, mas muitas vezes não é implementada com eficácia, assim como no Lean vemos muitas empresas incorporando alguns elementos do processo, mas não os integrando totalmente para otimizar o desempenho da organização como um todo.

Quando bem praticado, Lean S&OP combina o princípio Lean de redução de desperdícios com o processo de tomada de decisão multifuncional de S&OP para ajudar as empresas a navegar através da volatilidade do ciclo de negócios. Por meio desse processo de gestão integrada de negócios, a equipe executiva / de liderança pode implementar melhorias que levarão a um alinhamento e otimização sustentáveis.

Quando as organizações não têm um S&OP eficaz, o resultado pode ser visto em operações caóticas e baixa agilidade para lidar com as mudanças nos requisitos do mercado, vemos empresas sem S&OP incapazes de enfrentar os desafios do ambiente de negócios acelerado de hoje.

Um sistema S&OP eficaz cria e sustenta uma resposta orientada pela demanda em toda a cadeia de suprimentos, levando em consideração os recursos internos e externos e as capacidades dos parceiros comerciais e de fabricação.

Dado o fato de que as cadeias de suprimentos modernas estão continuamente se estendendo, terceirizando e incorporando vários parceiros, esse aspecto do S&OP é cada vez mais crítico. Além disso, uma integração mais estreita entre a cadeia de suprimentos e vendas, marketing e desenvolvimento de produtos leva a lançamentos de produtos mais bem-sucedidos.

Com o S&OP, as equipes multifuncionais reúnem conhecimento e experiência para maximizar as oportunidades e mitigar riscos. Isso ajuda a organização a deixar de responder reativamente às previsões e, em vez disso, analisar os dados de forma mais precisa e criativa e tirar conclusões sobre riscos e oportunidades para o futuro, uma abordagem conhecida como mentalidade de fora para dentro.

De acordo com um relatório recente do Gartner, conforme o planejamento da cadeia de suprimentos amadurece, essa mentalidade de fora para dentro será um componente chave para o sucesso da empresa. Na verdade, a precisão das previsões é a principal medida de eficácia de um processo de S&OP.

No entanto, a implementação de um processo Lean S&OP bem-sucedido requer conhecimento das melhores práticas e experiência de implementação e é melhor realizada com orientação profissional. Um relatório recente da APICS entrevistou cerca de 15.000 profissionais de gerenciamento de operações e cadeia de suprimentos e descobriu que dois em cada três participantes relataram usar S&OP em suas organizações atuais. No entanto, apenas 46 por cento relataram ter um sucesso significativo e 36 por cento indicaram que estagnaram ou que o progresso é lento.

Todos os entrevistados que usam o S&OP disseram ver alguns benefícios do processo e sabem que podem fazer mais, e atualmente estão avaliando maneiras de aumentar o valor desses esforços.

E aí? A sua empresa tem um processo de S&OP estruturado? Ele é Lean?

Um grande abraço e até à próxima!

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