Existem muitas variáveis que impactam o custo do frete marítimo internacional, muitas destas ocorrem em determinados períodos do ano e diferentes origens.

E todas essas informações são fundamentais para que se tenha visibilidade do custo envolvido na sua operação.

Com a pandemia desencadeada pelo COVID, a oscilação nos fretes estão cada vez mais frequentes.

O navio Ever Given do armador Evergreen, deixou claro a fragilidade do transporte internacional ao encalhar no Canal de Suez impactando toda a logística.

Ao negociar, é imprescindível que o responsável esteja atualizado em relação ao mercado.

Alguns dos fatores que podem ser considerados básicos no mercado:

Espaço em navios

Basicamente o conceito de oferta x demanda, quando há mais carga do que espaço em navios ou contêineres disponíveis, os preços tendem a aumentar.

Quando o afretador precisa disputar espaço em navios o preço aumenta, pois apesar do navio ser igual a todos os outros, ele é comercializado por diferentes armadores que possuem diferentes preços, estratégias e rotas.

Rotas perigosas

Existem algumas rotas ainda demarcadas como regiões de guerra e piratas como no Oriente Médio, dessa forma, os fretadores cobram uma taxa extra (war surcharge) para transitar nesses locais.

Peak Season

Esse termo é muito comum no comércio exterior, pois reflete os períodos de alta temporada como Natal e as antecipações de embarques devido ao feriado chinês.

Nesse período, a demanda de transporte internacional fica acima da ofertada pelo mercado, causando aumento nos fretes ou aplicação de taxas adicionais.

Os casos citados acima são típicos e frequentes no mercado internacional. Por isso, é importante esses pontos estarem alinhados com o planejamento estratégico da cia prevendo possíveis custos e atrasos.

Todos os pontos e custos devem ser analisados numa importação, e o custo de frete marítimo deve ser considerado com grande relevância pois ele compõe a base de cálculo do Imposto de Importação.

Mesmo que a carga seja CFR ou CIF, é necessário questionar seu exportador referente a outros pontos negociados como:

  • Qual Free Time o armador está ofertando nesse embarque?

O free time significa o tempo livre do container, ou seja, o prazo que você pode ficar com o equipamento após o mesmo ser descarregado do navio para a área alfandegada.

A partir do free time é gerado o custo mais temido pelos importadores, a  Demurrage.

Sabemos que no Brasil, o prazo de liberação pode levar de 5 a mais de 30 dias. Deve-se considerar pontos como pandemia, tipo de carga, órgão anuente responsável, canal de parametrização etc.

Não há um free time fixo estabelecido no mercado, isso ocorre de acordo com a negociação com cada armador ou agente de carga e devido à escassez de equipamentos (contêineres) esse prazo se torna ainda menor. 

  • Qual o Per Diem cobrado?

A cobrança diária após o free time do container é feita em dólar. O valor estipulado varia de acordo com cada armador, alguns possuem tabelas com cobranças por períodos.

Mas facilmente essa cobrança está acima de USD 100,00 por dia chegando até USD 300,00, por isso a importância em não focar apenas no preço do frete, mas também em todas as outras taxas recorrentes do processo de afretamento.

Avalie o desempenho de seu agente de carga, veja se o transit time está de acordo com o contratado.

Analise se você comprou uma rota direta e houve transbordo.

Tudo isso impacta negativamente o planejamento da empresa, portanto é extremamente importante ter esses pontos mapeados.

Espero que tenham gostado das dicas!

Sou Fernanda Thaisy Steffens, estou há mais de 10 anos na área de Comércio Exterior com importação de mais de 40 países.

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