Mais do que nunca, manter a satisfação do consumidor é fundamental para a permanência no mercado e crescimento empresarial. Diante disso, uma das ações vista como diferencial competitivo é a consecução do prazo de entrega.

A eficiência logística, no que tange à capacidade de executar as atividades da melhor maneira possível, é responsável pela operacionalidade da ligação entre empresa e cliente.

Afinal, o procedimento de entrega é a última fase do processo de compra. Sendo que, nessa etapa, é quando o cliente tem contato direto com os serviços prestados pela loja.

Aprender a contornar os desafios logísticos e investir em boas práticas de gestão de transportes são iniciativas fundamentais para evitar prejuízos e manter a integridade da companhia, garantindo bons resultados sempre.

Muitas vezes, a insatisfação do cliente com a empresa advém da ineficiência operacional resultante de falhas administrativas dos mais variados tipos, como atrasos e condições do processo de entrega.

Por isso, cabe à empresa realizar a atividade da melhor maneira possível e, principalmente, no tempo compactuado durante o processo de venda. Visto que, quando o prazo de entrega é atingido, o cliente percebe a eficiência logística da empresa, o compromisso com o comprador e a capacidade operacional.

Assim, a loja ganha na confiabilidade, no relacionamento com o cliente (o que possibilita a fidelização), na competitividade, no reconhecimento de mercado e, principalmente, na imagem empresarial perante novos consumidores.

No Brasil, o setor de transporte padece de algumas limitações que tornam o procedimento de entregas, no prazo acordado, um desafio para as empresas.

Essas dificuldades decorrem principalmente da situação logística do país, como condições das estradas, estrutura precária e defasada, falta de integração de modais e carência de investimentos no setor.

No entanto, algumas técnicas podem otimizar as operações logísticas do seu negócio e garantir o cumprimento dos prazos de entrega. Entre elas:

Organizar os processos logísticos da empresa

Primeiramente, é preciso definir um processo estruturado de produção, a fim de não gerar prazos irreais que possam frustrar as expectativas do cliente.

Considere todo o fluxo de sua cadeia produtiva (Lead Time), perguntando-se, por exemplo, quanto tempo leva para que o fornecedor entregue os insumos, etc.

Se você descobrir que precisa agilizar o processo, avalie onde podem ser feitos ajustes: seus fornecedores entregam no prazo? Sua transportadora está prestando um bom serviço?

Talvez seja a hora de procurar uma plataforma de orquestração logística. Busque por parceiros variados que possam agregar mais valor às suas operações e atendam às demandas de forma mais eficiente.

Manter o estoque sempre atualizado

O estoque é essencial para a continuidade da produção e vendas da empresa. A falta de controle pode acarretar ausência de materiais e produtos durante as operações.

Apesar disso, manter os estoques elevados aumenta os custos para a sua preservação.

Por isso, mais vale investir em softwares de gestão de estoque e automação, que permitem registros em tempo real, maior confiabilidade, e transparência na demonstração do verdadeiro quantitativo de insumos e produtos.

Dessa forma, o setor de compras sabe a hora certa de solicitar mais.

Um caso muito recorrente de frustração dos clientes é receber uma notificação de que o produto não está disponível em estoque. Por mais que a empresa ofereça um reembolso ou apresente um novo prazo de entrega, é natural que o consumidor fique muito desapontado.

Situações como essa podem ser evitadas se a loja investir nos softwares e processos que garantem um estoque sempre atualizado e registram alterações em tempo real, com precisão. Assim, o empreendimento não corre o risco de vender o que não possui.

Terceirizar o transporte

Investir em um sistema logístico próprio pode ser uma operação custosa e também trabalhosa para muitas empresas.

É preciso garantir bons veículos — com a manutenção em dia —, contratar funcionários, treiná-los, gerenciar a frota e as rotas de entrega, entre outros pontos. É um serviço que exige tempo, recursos e muita responsabilidade.

Um sistema que não opera com total eficácia impacta diretamente na entrega dos produtos. Por isso, muitas empresas têm optado por terceirizar e contratar transportadoras, que, com a expertise e o tempo de experiência no mercado, oferecem um serviço mais eficiente.

Essas companhias já contam com uma estrutura montada, funcionários capacitados e serviços de tecnologia, além de conhecerem a fundo todos os processos de logística.

Assim, é essencial procurar por aquelas que sejam confiáveis e estejam alinhadas com as práticas mais modernas do setor. Dessa maneira, você assegura um serviço de qualidade para seu cliente, consegue reduzir custos operacionais e, finalmente, cumprir o prazo de entrega.

Acompanhar a carga em tempo real

A espera e a indefinição do caminho percorrido pelo produto no processo de entrega são uns dos principais fatores para a insatisfação do cliente.

O acompanhamento da carga em tempo real, por meio de aplicativos que utilizam o GPS, permite que o consumidor tenha conhecimento da movimentação do produto e da sua localização.

Caso seja necessário, a empresa pode também desviar e sugerir uma nova rota para o motorista, sem comprometer o prazo.

Ferramentas de rastreamento garantem mais segurança e o controle da carga, além de permitirem o acompanhamento do desempenho do condutor e até a comunicação com ele.

Caso algum problema aconteça, a informação será enviada previamente, para que a previsão de entrega seja recalculada. Quando mais cedo o cliente receber um comunicado sobre o status — e possível atraso — do seu produto, menos ansioso e irritado ficará com a notícia.

Portanto, mesmo que o item não chegue no prazo correto, provavelmente ele será mais compreensivo.

Planejar as rotas

Otimizar rotas pode ser uma excelente maneira de garantir que os produtos cheguem ao destino dentro do prazo de entrega. Com a ajuda de ferramentas que planejam trajetos, é possível traçar caminhos mais curtos ou até evitar estradas de difícil acesso e mal conservadas, que aumentam o risco de acidente, e vias com tráfego intenso.

Essa estratégia permite adotar um trajeto mais eficaz, que facilita o trabalho do motorista e agiliza todo o processo.

Adotar o Ship from Store

Esta é uma estratégia em que as lojas físicas funcionam como pontos de estoque da rede de distribuição omnichannel.

Ou seja, ao invés de atender as demandas de e-commerce a partir de um centro de distribuição (CD), é do próprio estoque da loja física que os produtos são separados e enviados.

Assim, o cliente tem a possibilidade de comprar algo online e receber em casa com a mercadoria saindo de um local mais próximo, o que diminui o tempo de espera e o custo do frete.

Ser o ponto de distribuição a loja mais próxima ao cliente é o que garante a sua satisfação, que pode ter em mãos o pedido desejado sem ter que esperar que saia de um centro de distribuição distante e demore dias para chegar em sua residência.

Saiba mais sobre como implementar o ship from store na sua empresa aqui

Oferecer retirada na loja física

A possibilidade da retirada do produto escolhido em uma loja física próxima ao cliente leva o tempo de espera a quase zero, caso o produto esteja disponível em estoque.

Ainda que não esteja, a empresa já possui carregamentos saindo dos centros de distribuição rumo às lojas constantemente, podendo adicionar o produto em questão à remessa com agilidade, e garantindo que chegue à loja mais rápido do que chegaria à casa do consumidor.

Havendo integração de estoque entre as lojas, também é possível enviar de uma à outra, mais próxima do consumidor. Ainda que precise esperar para que isso aconteça, a espera é reduzida, o que leva à sua maior satisfação. Além disso, do ponto de vista da empresa, há redução de custos no setor de transporte.

Independente de qual sejam as formas adotadas pela empresa para garantir o cumprimento dos prazos de entrega, respeita-los – além de enviar produtos de qualidade – é a melhor forma para conquistar a fidelidade dos clientes e garantir mais lucratividade e crescimento para a empresa.

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