Me lembro até hoje da minha entrevista, há mais de sete anos atrás, para a vaga de Human Resources Regional Sourcing Manager no Agrega, para a qual tive a grande satisfação de ser a escolhida! Apenas um parêntesis, para quem não sabe, o “Agrega Intelligent Procurement” era uma Joint Venture de Procurement entre AmBev/ABI e Souza Cruz/BAT, com foco em Indiretos. Foi, sem dúvida alguma, minha experiência fantástica em Procurement! Imaginem que todo o time era dividido por Categorias de Indiretos, e conduzíamos projetos de Strategic Sourcing, para todas as empresas ABI e BAT nas Américas, exceto EUA. O Agrega estava presente em 5 regiões do mundo e em Londres estava concentrado o time de Category Managers e Global Sourcing Managers, responsáveis pelo desenho das estratégias de todas as Categorias. O Agrega existiu até 2015, quando então, as duas empresas já haviam colhido muitos frutos ao longo dos mais de dez anos de parceria. Mas como a história do Agrega merece um artigo único, vamos voltar ao tema desse artigo! Então, durante o processo de entrevistas, lá em Fevereiro de 2013, muito me questionaram sobre engajamento. Imaginem só, conduzir projetos de Strategic Sourcing para duas empresas gigantes, consolidadas, maduras, centenárias e presentes em vários países. Empresas de cultura totalmente diferentes, presentes em países de cultura também totalmente diferentes! Engajamento com certeza era um grande desafio! Além do mais, não éramos propriamente ABI ou BAT. Éramos Agrega! Portanto, além de toda a complexidade, ainda tinha a questão de engajamento prévio para a “venda” e o convencimento para a realização dos projetos.

Pela minha experiência nos mais de 10 anos em Procurement, sim, acredito que engajamento é o principal pilar da nossa Área. O dinheiro não é nosso. A transformação não é nossa. Trabalhamos com o dinheiro das outras Áreas para entregar desde projetos de economia à grandes projetos de inovação e transformação. É preciso estar muito junto e muito alinhado. E além da própria Área, ter o envolvimento de outras Áreas, como Compliance, Finanças, Jurídico, Logística, por exemplo, é essencial.

Chegamos em 2020! Tudo parecia normal, grandes desafios para o ano! Os KPI’s já estavam super desafiados e teríamos que ir além. Porém, a pandemia chegou. No meu caso, desde o dia 16 de Março, começamos o isolamento social. Já havia feito home office algumas vezes. Principalmente naqueles dias em que precisava estar em casa, no silêncio, concentração total para criar uma apresentação, debruçar sobre o planejamento do ano. E a rotina do home office sempre foi com meu filho de 5 anos na escola e o meu marido em sua rotina normal de escritório ou visitando clientes. Não dessa vez. Há mais de 150 dias seguimos todos juntos e grudados, 24 horas por dia em casa! Dois home offices, um home schooling! Uau. Difícil imaginar que isso funcionaria algum dia na vida. E depois de 150 dias são muitos os aprendizados diante de tanta diversidade. Vivemos tempos difíceis. Existe uma pandemia lá fora. Não é uma questão só da minha família, mais de todas as famílias do mundo. O novo normal não é normal. A mudança é drástica. Um misto de sentimentos em cada um de nós. A incerteza de como será o futuro, o amanhã.

E agora te pergunto: e o tal do engajamento? Acho que estamos tirando de letra! Um dia engajamento já foi um desafio! Nos últimos meses, aprendemos a viver e a trabalhar em um único lugar, misturando todos os stakeholders da nossa vida! Aprendemos a conduzir as atividades de casa com as do trabalho, tendo nossa família conosco o dia todo e nos conectando online com o trabalho. E no trabalho, aprendemos o trabalho remoto permanente, nos conectando de forma ágil, simples, assertiva, estratégica. Expandimos nossas conexões e estamos cada vez mais integrados localmente, regionalmente e globalmente. O uso da tecnologia está sendo imprescindível, tanto para as conexões, é claro, mas também no controle, na governança e nas negociações!

E posso dizer que, com certeza, os anos em Procurement têm ajudado muito nessa quarentena. Nossa função dinâmica e desafiadora diariamente tem nos ensinado nessa jornada de engajamento de todos os pilares da nossa vida e com certeza sairemos mais preparados e mais evoluídos!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *