Ser Líder não é apenas ser um gerente sentado em seu escritório presumindo que sabe tudo, recebendo tudo sentadinho na sua cadeira e no ar condicionado. Esse é o modelo mais perverso de gestão e liderança que existe.

Como entusiasta da melhoria continua, não podia deixar de citar que a Liderança Lean possui qualidades básicas para ser bem sucedido à frente de pessoas.

Quando falamos de Lean, estamos falando em transformação pessoas. E o ser humano tende a ser bem resistente às mudanças. A tarefa não é fácil e impor novos comportamentos não funciona. É preciso, primeiro, mudar a experiência das pessoas no dia a dia para conseguir mudar a maneira como elas pensam. É preciso fazer com que as pessoas tenham uma nova forma de enxergar. Mas, para isso, o líder deve ser o exemplo e orientar cada um dentro da sua realidade.

Existem 5 características que o Lean nos ensina que nos ajudam a liderar melhor:

Bom ouvinte: Ser bom ouvinte diz respeito a ouvir mais e falar menos – ir para o gemba – observar não apenas as máquinas e os produtos, mas também passar um tempo significativo com os funcionários. É dessa forma que as grandes ideias e soluções de problemas surgem;

Eternos “Aprendentes”: Não ter a presunção de que sabemos que sabem tudo. Ao invez disso, eles vão para o Gemba para aprender. Life Long Learning esta no sangue (se liga que esse será nosso próximo assunto);

Bom planejador: Planejar, articular e vender as ideias, arriscar a fazer diferente. Não ser avesso ao risco e apostar em novas alternativas faz toda diferença;

Bom Mentor: Ensinar, compartilhar, mentorar. Quando algo dá errado, seu primeiro pensamento não é “Quem errou?” mas “Por que se falhou?” e “Como posso usar isso como uma oportunidade de ensino?”;

Bom exemplo: Fazer o que fala, nada supera o exemplo.

Os princípios da liderança lean não são novos. São as qualidades que sempre distinguiram um grande líder de um líder médio. A chave para a liderança lean é institucionalizar esses princípios na cultura cotidiana da empresa e incorporá-los por meio de comportamentos repetíveis que demonstram expectativas para a organização como um todo e incentivam um desempenho excepcional.

E, acima de tudo…multiplicar!

Um Grande Abraço e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *