QUER PAGAR QUANTO??? Esse famoso jargão do anúncio da TV reflete bem o segundo P dos 4Ps do Marketing: PREÇO.

No post anterior falamos sobre a importância do COMPRADOR conhecer a relevância do PRODUTO que adquire dentro do portfólio de seu FORNECEDOR, por dois motivos:

1. se o PRODUTO é pouco relevante para o FORNECEDOR, ou seja, está no portfólio apenas para completar uma oferta, provavelmente a ESTRATÉGICA DE PRECIFICAÇÃO desse PRODUTO individualmente não seja a mais competitiva e consequentemente o valor pago por você pode não ser o melhor.

2. caso o FORNECEDOR mude sua ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO, muito comum em momentos de crise como o atual, e entenda que esse PRODUTO não traz mais vantagens competitivas desejadas, pode ser que esse PRODUTO seja descontinuado.

Nos dois casos acima, caberá ao COMPRADOR, buscar e qualificar um NOVO FORNECEDOR ou convencer o FORNECEDOR ATUAL a manter esse PRODUTO em portfólio. Em ambas circunstâncias, pagaremos mais caro por isso!

No caso do segundo P de PREÇO, cabe ao COMPRADOR compreender detalhadamente os itens que compõe os custos dos PRODUTOS CRÍTICOS para a sua empresa, e assim conhecer a FORMAÇÃO DE PREÇO do FORNECEDOR.

Exercícios como SHOULD COST e TCO (Total Cost Ownership) possibilitam entender a estrutura de precificação de um PRODUTO ou SERVIÇO e permitir ao COMPRADOR um poder de negociação baseado em fatos e dados, e não somente no poder de convencimento.

Somado a isso, é extremamente relevante estar a par das oscilações de preço dos principais itens que compõe o PRODUTO, mantendo-se sempre informado das tendências de mercado. Sempre digo que “um espirro da China, manda o mundo pro CTI”, pois dependendo da oferta ou demanda chinesa, a flutuação de itens ligados à matéria-prima, oscilação abruptamente.

O mesmo se aplica para PRODUTOS que possuem itens importados onde a variação cambial afeta diretamente no seu CUSTO.

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