Chegamos enfim no P de PROMOÇÃO, tão importante quanto aos anteriores. Pois uma vez definido o PRODUTO, o PREÇO e a PRAÇA para VENDA, são as ações de PROMOÇÃO que garantem o sucesso da campanha de MARKETING.

Mais uma vez insisto que o setor de SUPPLY CHAIN deve estar envolvido em todo processo de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO da empresa, inclusive na PROMOÇÃO. Logicamente que não é parte do nosso escopo de trabalho a participação direta na elaboração da campanha de PROPAGANDA e MARKETING, mas por outro precisamos entender como essa PROMOÇÃO vai acontecer para que possamos suportar o PLANO DE VENDAS da empresa. Acredite, não há nada mais desmotivador e constrangedor para o departamento COMERCIAL, do que engajar-se numa campanha promocional, mas não entregar conforme “prometido” para os CLIENTES.

Então caberá a SUPPLY CHAIN estar informado de questões básicas, porém fundamentais para o sustentação da PROMOÇÃO, como:

  1. QUANTIDADE: Qual o VOLUME de produtos a empresa deseja promover com essa PROMOÇÃO? Informação vital para o devido planejamento de ESTOQUE, plano de SUPRIMENTOS e NEGOCIAÇÃO COMERCIAL com FORNECEDORES.
  2. PREÇO: Qual o VALOR previsto para o PRODUTO nessa PROMOÇÃO? Essa informação crucial para NEGOCIAÇÃO COMERCIAL, logicamente, mas além disso é necessário sabermos qual a MARGEM DE LUCRO / RESULTADO FINANCEIRO esperada (o) pela empresa com a PROMOÇÃO?
  3. PRAZO: Qual período previsto da PROMOÇÃO? Outra informação fundamental planejamento e manutenção do ESTOQUE e do PLANO DE SUPRIMENTOS.
  4. PRAÇA: Onde a empresa pretende distribuir o PRODUTO em PROMOÇÃO? de posse dessa informação podemos planejar e negociar as questões de LOGÍSTICA, TRANSPORTE e DISTRIBUIÇÃO.

Além de SUPPLY CHAIN ter que conhecer o PLANEJAMENTO DE MARKETING de sua própria empresa pelas rezões já explicadas acima, o mesmo deverá ocorrer em relação aos seus FORNECEDORES.

Sabemos que muitas empresas trabalham com COMISSÕES, METAS e BÔNUS para estimular sua equipe de VENDAS. Normalmente empresas que atuam dessa forma costumam avaliar o progresso das suas campanhas de VENDAS a cada trimestre, visando corrigir eventuais desvios em relação às metas pré estabelecidas. Porém ao final de cada mês, entre o dia 20 e 30, a equipe comercial se reúne para analisar os números e estimular seus vendedores. Nesses casos, o COMPRADOR precisa conhecer como funcionam empresas que trabalham com esse tipo de remuneração compensatória por metas de modo que possa planejar a melhor data para iniciar um processo de concorrência, negociação e seleção do FORNECEDOR. Nesses períodos de avaliação de resultados, as empresas estão mais dispostas a conceder descontos para o atingimento de suas METAS, cabe ao COMPRADOR tirar proveito disso. Outra informação relevante é buscar informações sobre ESTOQUE dos seus fornecedores. Provavelmente o fornecedor estará disposto a ouvir sua contra proposta de forma a reduzir seu custo com produtos em prateleira.

Assim concluímos a avaliação dos 4Ps de Marketing x Estratégia de Compras.

Espero que as dicas sejam úteis para o seu desempenho profissional.

Forte abraço.

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