Certamente você já conhece os 4Ps do MARKETING, chamados também de Mix de Marketing ou Composto de Marketing, mas qual é a relação desse conceito com COMPRAS?

Os 4Ps (PRODUTO, PREÇO, PRAÇA, PROMOÇÃO) são os pilares básicos do planejamento de marketing de qualquer empresa para garantir sua COMPETITIVIDADE no mercado ao qual está inserida.

Apesar de ser um conceito diretamente relacionado à ESTRATÉGIA DE VENDAS, insisto que é fundamental para todo COMPRADOR conhecer os 4Ps dos seus principais FORNECEDORES.

Hoje vamos falar o sobre o primeiro P – PRODUTO:

Basicamente o produto é aquilo que um empresa tem a oferecer aos seus Clientes. Cabe ao COMPRADOR conhecer profundamente o portfólio de produtos e serviços de seus FORNECEDORES CRÍTICOS e quais deles são relevantes dentro da estratégia de marketing de cada Fornecedor. Caso o produto ou serviço do seu interesse não esteja entre aqueles de maior relevância para o Fornecedor, provavelmente sua precificação não seja o melhor do mercado, comparado aos seus competidores.

Somado a isso, como não é um item de tanta importância para o Fornecedor, pode ser que a qualquer momento seja descontinuado.

Trazendo para os dias atuais, nesses momentos de crise, as empresas estão revisando seu Planejamento de Marketing e priorizando produtos e serviços que possam trazer os melhores resultados ($$$) no curto prazo. 💰💰💰

Então cabe a nós, Executivos de Compras, compreendermos como nossos Fornecedores estão se posicionado para que possamos traçar nosso Plano de Suprimentos, Planejamento de Estoque e até mesmo o Plano de Qualificação de Novos Fornecedores. 💪💪💪

No próximo artigo falaremos da importância do segundo P – PREÇO.💰

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